O Caderno  Walter Benjamin representa uma iniciativa do Grupo de Estudos Walter  Benjamin (GEWEBE) atuando junto à  Universidade Estadual do Ceará (Uece), nas diversas áreas do conhecimento em  que a filosofia benjaminiana se tornou necessária. 
              Visa nesse sentido difundir ensaios de especialistas  brasileiros e estrangeiros, constituindo um espaço para reflexão acerca desse  filósofo judeu alemão, dedicado à análise das formas de existência nas  “metamorfoses da consciência burguesa” e a resistir, com a experiência, às  arestas da civilização.
              O pensamento de Benjamin alia materialismo histórico  e teologia; questiona a sacralidade com a iluminação profana; perscruta no  inconsciente surrealista os veios de uma nova geração política e vislumbra no  messianismo a revolução do “agora” (Jetztzeit).  A reflexão benjaminiana libera o pensamento do “preceito doutrinário  imperativo” para a disposição estética de educar com a imersão  no pormenor significativo no mosaico de sua prima Philosophie.
              Aberta ao confronto de interpretações, essa publicação dá boas-vindas ao  público leitor e autor, empenhando-se em seguir, com seriedade, os passos da  crítica benjaminiana a um universo regido pela generalização conceitual. Nela a Dialektik im Stillstand abre uma  clareira para o respeito às diferenças, na lealdade à criatura que existe na  singularidade de cada um, compromisso que deverá nortear as edições desse Caderno.